Mais consertos e menos trocas, esse é o lema da economia circular
Mais consertos e menos trocas, esse é o lema da economia circular
Escrito por: Mark Sutton
Data: Fevereiro 01, 2021
Categoria: Economia
A gigante do varejo esportivo Decathlon lançará ainda este ano um esquema que visa proporcionar uma economia circular para as vendas de bicicletas, com vários novos incentivos para os clientes reciclarem ou repararem suas bicicletas.
Em entrevista, o líder do ciclismo do Reino Unido, Peter Lazarus, comentou sobre uma série de incentivos para encorajar os clientes a pesquisarem que uma bicicleta reciclada ou reparada pode ser tão boa quanto uma bicicleta nova.
“O Decathlon Second Life Marketplace será lançado este ano em toda a Europa e se aplicará a bicicletas de adultos e crianças. A ideia é gerar uma economia circular e mostrar aos clientes que desejam pedalar, mas não querem comprar uma bike nova”, disse Lazarus.
A mudança, embora não seja motivada pelas dificuldades que a pandemia trouxe, ajudará a empresa a oferecer mais opções de ações aos clientes. A Decathlon, como a maioria dos outros players do mercado, enfrentou problemas no fornecimento de bicicletas, apesar de ter parte de sua própria cadeia de suprimentos sob seu controle.
“Nós, como empresa, buscamos reciclar peças sempre que possível. Se tivermos uma bicicleta com defeito, é uma opção desmontá-la e reutilizar as peças. Para o cliente, é uma opção de participar do trabalho de upcycling e economizar dinheiro. ”
Para o cliente, o negócio pode muito bem funcionar como um benefício. Não só eles podem economizar dinheiro em alguns casos, mas também há uma chance de se adquirir uma bicicleta melhor, diz Lazarus.
“Às vezes, as rodas, por exemplo, podem ficar desgastadas pelo uso diário. Estas serão trocadas, talvez até com rodas melhores e as antigas serão reparadas. O importante é que nada será desperdiçado e as bicicletas vendidas receberão uma revisão completa e uma verificação de segurança antes de serem exibidas e terão garantia.”
Outra opção alinhada à política de economia circular definida a ser oferecida aos clientes existentes é uma opção de recompra de uma bicicleta Decathlon de um cliente, que poderá ser adquirida em dinheiro ou vouchers para gastar na loja.